De Thriller a Bang, a fórmula música pop + coreografia nunca saiu de moda. Mesmo que sejam dois pra lá dois pra cá ou uma coreografia inteira, um videoclipe dançante tem potencial de sobra pra virar o mais pedido da pixta. É claro que as nossas musas, da alternativa à mainstream, antenadíssimas ao que interessa nesta vida, incorporaram o Vogue aos seus videoclipes.

Selecionamos cinco vídeos da música pop da última década em que podemos ver, se não bailarinos profissionais, referências explícitas ao Vogue. Dá só uma olhada.

2010: Willow – Whip My Hair

Willow Smith não tinha nem 10 anos quando lançou Whip My Hair. Leiomy Maldonado já era conhecida da TV americana por sua participação na quarta temporada do America’s Best Dance Crew em 2009, com o grupo Vogue Evolution. A garotinha escalou Leiomy para interpretar a professora da escola cinza que se transforma depois da passagem do furacão Willow.

Willow Smith - Whip My Hair

É clara a referência ao signature move da dançarina, o Leiomy Lolly (este giro com a cabeça). Contamos 12 aparições de Leiomy no vídeo, fazendo o que faz de melhor:

Willow Smith - Whip My Hair

Veja as performances de Willow e Leiomy aqui.

2012: Azealia Banks – 1991

Depois de estourar com o single 212 em 2011, Azealia Banks lançou no ano seguinte um modesto (9 milhões de views) vídeo cheio de referências a figuras como Madonna, Aaliyah e Crystal Waters. E se no Vogue a primeira lição é nunca mover um milímetro do corpo sem saber onde a câmera está, ela prova que aprendeu direitinho!

Azealia Banks - 1991

Alguém me empresta este batom!

Veja o vídeo completo aqui.

2013: Fergie – A Little Party Never Killed Nobody

Convidada para gravar uma das faixas da trilha do filme O Grande Gatsby, Fergie caprichou na superprodução do vídeo. Mesmo com esta quantidade de atores, bailarinos e figurantes, o Vogue foi um dos personagens principais da festa. Danielle Polanco e Dashaun Wesley são tão vips do rolê que chegam junto com Fergie ao festão, e ainda dão canja no balcão.

Fergie - A Little Party Never Killed Nobody

Veja o vídeo completo aqui.

2014: Yelle – Complètement Fou

O Vogue entrou na vida de Yelle pelas mãos do produtor americano Dr Luke, quando o trio francês viajou até os Estados Unidos para gravar as 13 faixas do disco Complètement Fou. No vídeo da faixa título, além de montar numa espiga de milho gigante, Julie Boudet também se arrisca na catwalk e duck walk.

Yelle - Complètement Fou

Procuro informações sobre este vogueiro MALAVILOSO! Pago recompensa.

Yelle - Complètement Fou

Veja a íntegra do vídeo aqui.

2015: FKA Twigs – Glass & Patron

FKA Twigs não é boba nem nada. Além de incorporar o Vogue aos seus shows, vídeos e músicas e ter como mentor Jamel Prodigy, a moça ainda convidou um time de lendas vivas como Benjamin Milan e Javier Ninja para criar o vídeo de Glass & Patron.

FKA Twigs - Glass & Patron

A própria humilha as inimigas dança um Vogue de dar inveja. Vou te falar, viu?!

FKA Twigs - Glass & Patron

É uma artista para ficar de olho!

Veja a íntegra do vídeo aqui.

Bônus: Madonna – Living For Love

A imprensa ficou tão preocupada com o tombo que Madonna levou no Brit Awards, em fevereiro de 2015, que deixou passar algumas informações de interesse público:

  1. Que aos 56 anos, mesmo depois daquele CAPOTE, ela se levantou e continuou a apresentação até o fim;
  2. Que ela estava dançando Vogue de novo!

Madonna - Living For Love

A dupla de vogueiras são o casal Aya Sato e Bambi, ou AyaBambi, como são chamadas. As moças já são conhecidas do público japonês e também fazem trabalhos como modelos. Uma rápida pesquisa no Youtube mostra que a sincronia dos movimentos é marca registrada da dupla. Alguns dos vídeos provam que as duas são proezas do New Way.

A parceria deu tão certo que elas também apareceram no vídeo de Bitch I’m Madonna.

Veja a apresentação do Brit Awards aqui.

Criamos uma playlist pra se jogar com todos os vídeos da lista. Nesta apresentação do Grand Journal, dá pra ver um pouco mais de AyaBambi.

Foto de destaque: Still do vídeo Glass & Patron, de Fka Twigs.

Comments

comments