Desde 2009 o mundo inteiro quer ser drag queen. A carreira de RuPaul já está bombando desde a década de 1980, mas o programa RuPaul’s Drag Race alavancou a visibilidade da cultura drag de uma maneira jamais vista. E é claro que tem Voguing nessa parada. Muitas participantes, vindas de cidades e espaços tradicionalmente ligados à ballroom scene – e outras nem tanto -, trouxeram pitadas e inspirações de Voguing em seus looks e suas performances. Neste post relembramos os episódios em que a Supermodel of the World fez jus à nossa cultura na tela: Gentlemen, start your engines and may the best voguer… WIN!

Haga click aqui para ver la version en español.

Temporada 1: Absolut Drag Ball

No MiniChallenge deste episódio, as queens são desafiadas a uma pequena batalha de Voguing e poses, que RuPaul chama de Vogue-Off. Ela explica às concorrentes que o Voguing foi introduzido pelo clássico cult (e nosso favorito) Paris is Burning e trazido ao mainstream por outra queen: Madonna – mas isso você já aprendeu no nosso post “Cadê o Vogue?”. Há diferentes performances, desde a rainha Bebe Zahara Benet, que afirma nunca ter dançado Voguing antes, e Nina Flowers, que certamente tem muita intimidade com o duckwalk. O troféu desta mini-ball fica, claro, com a House of Flowers.

Bebe Zahara Benet Rebecca Glasscock Nina Flowers02 Shannel

“I wanna see some popping, some spinning and some dipping”.

Assista ao mini-challenge inteiro no canal do BH is Voguing no YouTube antes que Mama Ru suspenda nossa conta, CORRE.

Temporada 5: RuPaullywood or Bust

Essa aqui é só pros iniciados: Durante a runway deste episódio, Santino reage com uma palavra à entrada de Honey Mahogany: “LABEIJA!” E a razão é simples: este look icônico remonta ao look de Pepper Labeija, na abertura de Paris is Burning.

Honey Mahogani Honey Mahogani03Pepper Labeija Pepper Labeija 4.

(Este sobrenome não é estranho aos leitores fiéis do site, porque Kia Labeija já deu o nome nesse post)

Temporada 6: Vivacious

Vivacious Vivacious

“I am the last original club kid from New York City. Vivacious is living art.”

Ela é de NYC e, pela diferença de idade para as outras queens, teve contato com a cena de Voguing original desta capital do ballroom scene. Além dos looks maravilhosos e da presença inesquecível de Ornacia, o signature move desta drag é o runway característico, um “old school style New York walk, walk, walk, pose!” A própria Michelle Visage reconhece que essa é uma das características mais incríveis desta queen, dizendo que “sempre consegue identificar quando alguém de New York anda na passarela”. A caminhada com passos duros e quadris muito marcados é bastante característica do estilo old way. Aprenda:

Temporada 6: Laganja Estranja e Gia Gunn

Essas duas queens exibiram movimentos de Voguing durante pequenos momentos em vários episódios. Laganja Estranja, a drag dançarina que curte uma ervinha, fez uma das entradas mais memoráveis de todas as temporadas por um dip surpreendente: em um segundo ela está em pé, no outro, caída na pose.

Laganja Estranja

Gia Gunn abusou de hands e duckwalks em algumas performances e certos momentos no estúdio e traz a atitude do Voguing, com muito carão e autoconfiança.

Gia Gunn

Temporada 7: Prancing Queens

Violet Katya Violet Chachki

Grab a rose and strike a pose.

No MaxiChallenge deste episódio, em duplas, as drags são desafiadas a apresentar uma performance com looks metade terno, metade vestido, com coreografias compostas de dois estilos misturados. A Miss Congeniality Katya e a VENCEDOURA Violet Chachki fizeram um número muito poderoso com dois estilos marcantes: Tango e Voguing. Com esse lacre é lógico que elas ganharam o episódio.

Temporada 8

Esta temporada nos fez pensar sobre a popularidade atual do Voguing. Várias drags fizeram movimentos de Voguing em muitos e muitos episódios, desde as entradas purse first fazendo catwalks e algumas hands performances e em outras brincadeiras na workroom até os muitos e muitos dips na runway, nos desafios e nos lipsyncs.

Chi Chi Devayne Chi Chi Devayne Naomi Smalls Naomi Smalls

Além disso, a VENCEDOURA Bob The Drag Queen lançou um videoclipe, “Purse First“, que tem Voguing da cabeça aos pés, desde os bailarinos muito versados na dança, uma festa com várias mãozinhas familiares e até uma coreografia de Purse Performance nas cadeiras.

Bob the Drag Queen - Purse First Bob the Drag Queen - Purse First

Butch Queen ft. Vjuan Allure

Cada uma das temporadas está ligada a um album de músicas de RuPaul. Este último é chamado “Butch Queen“, nome que faz referência a uma das categorias tradicionais de runway das batalhas na ballroom scene.  As músicas são feitas em parceria com o DJ Vjuan Allure, um dos artistas responsáveis pela universalmente conhecida “The Ha Dance” e que produziu com Mama Ru batidas incríveis. Nossa favorita é “Category Is…“, faixa em que RuPaul faz a narração de várias batalhas de Voguing. Não se esqueça de adicionar esse disco nos seus treinos.

Fizemos uma playlist no YouTube com  faixas do álbum que tem a colaboração deste que é um dos DJs de Vogue Beats mais badalados da atualidade, dá o play.

Reading is what?

Um dos mini-challenges mais tradicionais, que passa por todas as temporadas, é colocar as queens em fila para que elas possam, em bom português, gongar umas às outras. Essa é mais uma referência direta ao nosso grande e inesquecível clássico do cinema: foi em Paris is Burning que aprendemos que reading is fundamental. Então coloque os seus óculos porque the library is open!

Foto de destaque: Honey Mahogany no episódio RuPaullywood or Bust, da quinta temporada.

Comments

comments