Chegou o dia da terceira Voguing ball organizada pela House of Keller em Santiago, no Chile. Já no final do mês de agosto, que é também o mês dos gatos, a temática do evento não poderia ser outra: KITTY KAT VOGUE BALL!

Haga click aqui para ver la version en español.

E quando achávamos que a cultura do Voguing e drag não estavam tão fortes aqui foi que a presença de muitas pessoas interessadas em participar e fazer parte do evento nas batalhas e como público nos surpreendeu muito! Abrindo as portas do espaço, os participantes começaram a chegar e terminar suas maquiagens, lindamente montadas, preparar os últimos detalhes no vestuário, trazendo mutia energia nas bagagens vindas de Santiago e outras cidades do Chile. Todos estavam muito alegres e com boas expectativas, o que fez o evento começar com muita energia e união. A batalha estava organizada em quatro categorias: runway, baby vogue, OTA Vogue e drag performance.

Category is: Runway Extravaganza

Começamos com o Runway Extravaganza, em que muitas pessoas da comunidade LGBTQI participaram, fazendo uma pausa para dizer que havia muitas mulheres neste evento, que tem sido historicamente território dos homens gays.

Kitty Kat - Camila Hurtado

As mulheres, lésbicas e feministas, roubaram a atenção com suas maquiagens, roupas douradas e atitudes. Muitos corpos diferentes deixaram para trás nesta tarde um monde de preconceitos que a sociedade tenta esmagar sobre nós, assassinando uma parte de nós a cada dia.

Kitty Kat - Camila Hurtado (7)

Os competidores se entregaram em uma caminhada maravilhosa para todo o público, que aplaudia sem parar.

Kitty Kat - Camila Hurtado (8)

A final foi entre Kiki, Yatra e Norma Amor.

Kitty Kat - Camila Hurtado

O prêmio para melhor runway da noite foi para a drag local Yatra Vulcania, que já tinha levado o prêmio na categoria Face na primeira ball que organizamos. Ela mostrou o quanto tem trabalhado em seus figurinos e suas montagens, delicadas em cada detalhe e servindo um runway.

Kitty Kat - Camila Hurtado

Category is: Baby Vogue

Logo chegou o momento da categoria baby vogue, na qual iniciantes da dança nos mostraram a vontade e sede de querer se jogar de vez nessa cultura.

Kitty Kat - Camila Hurtado

Energia e outfits maravilhosos, respeitando o dress code Kawai Kats. O rosa e as pelúcias encheram a pista.

Kitty Kat - Camila Hurtado

O público não parava de aplaudir ao som do “Yaaaaaaaas”. A batalha final foi entre Boom Chela e Camilo Araya, que surpreenderam com a sua habilidade, flexibilidade e criatividade no dramatics. Era uma verdadeira briga de gatos no telhado! A ganhadora foi Boom Chela, que demonstrou muito bem os cinco fundamentos ao ritmo dos voguing beats!

Kitty Kat - Camila Hurtado

Category is: OTA Vogue

Logo chegou a vez da categoria de OTA Vogue. Como não tínhamos muitos participantes inscritos nesta categoria, dessa vez não conseguimos separar em old way, new way e vogue femme. Assim, deixamos os participantes se matarem no estilo do seu próprio Voguing.

Kitty Kat Voguing Ball - Camila Hurtado

Na final energizante dos Ghetto Kats, chegaram Rinu, dançarina de House, Afro e Voguing, contra Bambi Juju, membro da House of Keller que, na ball anterior, levou a medalha nesta categoria.

Kitty Kat - Camila Hurtado (15)A batalha levou a plateia aos gritos até perder as cordas vocais. Rinu levou a medalha ao som dos aplausos do público.

Kitty Kat - Camila Hurtado (16)

O júri foi composto por Mati Keller (mother da House of Keller e organizadora do evento, com sua filha Tofu Quing); Ian Harting, coreógrafo e dançarino local; Amnesia Letal, drag performer de Santiago; Matias Hernan, designer ganhador do Project Runway; e Bonnie Troubles, maravilhosa performer burlesque. Como a cultura Voguing ainda está crescendo e não conhecíamos tantas pessoas, Tofu Quing também acabou fazendo o papel de MC Chanter: claro que teve chanter mulher ao som dos KITTY KAT MEAOW MEAOW PRRR KA KA!

Kitty Kat Voguing Ball - Camila Hurtado

Category is: Drag Performance

A noite foi encerrada com a categoria mais esperada: drag performance! Achamos interessante juntar a comunidade drag e a do Voguing, já que tem tudo a ver com a formação das ballrooms e faz tudo ficar mais rico, cheio da explosão de diversidade!

Kitty Kat Voguing Ball - Camila Hurtado

Para abrir esta categoria, uma drag de Concepcão (cidade no Sul do Chile) chamada Nina Le Blanc, da House of Hooker (casa de drag local), fez um lipsync com uma divertida performance de gata sexy e empoderada.

Kitty Kat Voguing Ball - Camila Hurtado

Mais de 12 participantes entraram na pista durante a longa batalha.

Kitty Kat - Camila Hurtado (22)

Assistimos a cada uma das variadas performances das participantes, desde lipsyncs com histórias, coreografias e até uma Britney Spears que ficou careca ao vivo!

Kitty Kat Voguing Ball - Camila Hurtado

Imaginamos cada uma das participantes preparando o show nas suas casas e sentimos muito amor. A final foi entre Norma Amor e Feli Aurora, conhecidíssimas pelas suas performances em diferentes eventos e festas drags do under Santiaguino. Enfim percebemos o ambiente seguro e íntimo que tínhamos criado ali, ao som dos voguing beats que não paravam. Encerramos com vontade e sede de nos encontrarmos de novo, porque assistindo a dança de outrxs é que aprendemos muito. Compartilhando o que queremos que cresça, estamos construindo. Mantendo a chama ardendo do que já começou. O Voguing e nosso fogo, nós somos a pólvora!

 

Kitty Kat Voguing Ball - Camila Hurtado

Até uma nova explosão! MEAOW

Kitty Kat Voguing Ball - Camila Hurtado

Texto de Tofu Quing, da House of Keller

Todas as imagens são de Camila Hurtado

Comments

comments